• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

EMATER-RS e EMBRAPA lançam campanha para controle biológico de lagartas do milho


Segunda-feira, 29 de julho de 2013 - 15h09

Na última quinta-feira (25/7), a EMATER do Rio Grande do Sul (EMATER-RS) e a EMBRAPA assinaram Termo de Cooperação Técnica para viabilizar a Campanha para o Controle Biológico de Lagartas do Milho.


A campanha tem como meta disponibilizar armadilhas para o monitoramento e controle de lagartas em 15,0 mil hectares de milho em todo o estado.


De acordo com o diretor técnico da EMATER-RS, Gervásio Paulus, o termo assinado objetiva a capacitação de técnicos e agricultores, o planejamento das lavouras, o acompanhamento das instalações das armadilhas para as lagartas e a coleta de dados das Unidades de Referência Técnica.


- A EMATER vai proporcionar a distribuição das cartelas contendo os ovos do agente biológico e o acompanhamento nas propriedades onde o sistema de controle for implantado - afirmou o diretor técnico.


O controle de lagartas tem sido um dos principais problemas para a cultura do milho nos últimos anos.


- O problema no Brasil está se exacerbando pelo uso intensivo e inadequado, fora das recomendações técnicas para o controle de pragas na lavoura. O manejo integrado de pragas requer uma série de atividades que podem ser usadas em conjunto para diminuir esse problema, desde a escolha adequada da semente até a introdução dos inimigos naturais nas lavouras - destacou o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Purcino.


A campanha tem como objetivos minimizar o uso de inseticidas, consequentemente, proteger o meio ambiente e a saúde do produtor.


- Queremos oferecer uma tecnologia de baixo custo para o agricultor. Esta indicação técnica de aquisição de vespas trás o equilíbrio necessário entre os insetos-praga e os inimigos naturais - afirma o assistente técnico estadual da EMATER-RS, Alencar Paulo Rugeri.


Técnicos da EMATER-RS estiveram em Porto Alegre para a primeira capacitação sobre o controle biológico de lagartas do milho com o doutor em Entomologia e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz. Para Cruz, essa grande incidência de pragas nas lavouras do Brasil é um paradoxo.


- O Brasil é campeão no uso de defensivos agrícolas, logo, era de se esperar que não tivéssemos problemas com tantas pragas. Só que acontece justamente o contrário, cada vez surgem novas espécies de pragas e mais resistentes. Esta campanha vem para provocar uma mudança de paradigma. O Rio Grande do Sul está de parabéns, por ser o primeiro estado em lançar a campanha. Estamos empenhados em levá-la para todo o Brasil - ressaltou o pesquisador.


A EMATER alerta que, se o agricultor constatar a presença de alguma espécie de lagarta na cultura do milho, poderá procurar os escritórios municipais da onde os técnicos orientarão sobre aquisição e aplicação da vespa Trichogramma para o controle biológico.


Fonte: Rural BR. 27 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja