• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Acionistas da Vigor poderão fazer permuta por ações da JBS


Quinta-feira, 25 de julho de 2013 - 08h56

Pouco mais de um ano após ser desmembrada da JBS e voltar a ter ações listadas na BM&FBovespa, a empresa de lácteos Vigor Alimentos informou na quarta-feira (24/7) que fará uma oferta de permuta de ações para que os acionistas que desejarem troquem as ações do laticínio por papéis da JBS. Na prática, a operação fará com que o BNDES deixe de ter participação no capital da Vigor. Outros acionistas também podem optar pela troca.


A oferta de permuta de ações agora anunciada é um efeito colateral da baixa liquidez das ações da Vigor. Para desmembrar sua então divisão de lácteos em junho do ano passado, a FB Participações - controladora da JBS e da Vigor - firmou com compromisso "irretratável e irrevogável" que previa uma oferta de permuta voluntária caso as ações da Vigor não atingissem um nível de liquidez esperado. Foi o que aconteceu.


A baixa liquidez das ações da Vigor tornou difícil a saída do BNDES e dos demais acionistas que aderiram à troca de ações da JBS pelas da Vigor no ano passado. Em fato relevante protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a FB Participações diz que assegurará a "todos os acionistas da Vigor, de forma igualitária e voluntária, a possibilidade de optar por uma ação com maior liquidez".


O BNDES, que tem  31,4% do capital da  Vigor, trocará todas as ações pelos papéis da JBS, informou o comunicado. Além da fatia do banco estatal, a FB Participações tem 44,6% do capital da  empresa de lácteos. A própria JBS, por sua vez, tem uma fatia de 21,1% da Vigor. Outros 2,85% estão pulverizados no mercado.


Na operação de permuta de papéis, cada ação da Vigor equivalerá a uma ação da JBS, com adicional de R$0,01 referente à diferença dos dividendos declarados pelas duas companhias desde o desmembramento da Vigor.


Após a concretização da operação de troca de ações, a Vigor informou que solicitará à BM&FBovespa que as ações em livre circulação no mercado - o chamado free float - possam continuar, por um determinado período, abaixo de 25% do capital total, percentual mínimo definido para as companhias listadas no Novo Mercado da bolsa paulista.


Fonte: Valor Econômico. Por Luiz Henrique Mendes e Natalia Vire. 24 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja