• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Geada atinge cafezais do Paraná, mas danos devem ser minimizados


Quinta-feira, 25 de julho de 2013 - 08h53

A condição climática de nebulosidade pode ter minimizado os danos provocados pelas geadas nas lavouras de café do norte do Paraná na madrugada de quinta-feira (24/7). Para ocorrência de geadas, entre outros fatores, a temperatura deve cair abaixo de 4 graus e a noite deve ter céu claro, sem ventos e baixa umidade do ar.


A Somar Meteorologia informa que os primeiros relatos de agrônomos da Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari (COCARI) indicam perdas parciais nos cafezais. Aparentemente, houve queima das folhas, principalmente na metade superior de algumas plantas. Os técnicos estão rodando pelo campo e informações mais precisas devem chegar ao longo dos dias. Conforme os relatos, o prejuízo pode ter sido minimizado pela condição climática de nebulosidade. Em Mandaguari, a mínima na madrugada alcançou 3 graus negativos, na relva.


Conforme informações da Somar, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima na madrugada alcançou 0,5 grau em Ibaiti, 1,5 grau em Maringá e 2 graus em Londrina. O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e o Instituto SIMEPAR informaram que permanece o risco de geadas em toda a região cafeeira paranaense na madrugada de hoje e que o alerta de geada está mantido.


Os produtores paranaenses colhem safra de café estimada em 1,7 milhão de sacas de 60kg, ou cerca de 3,5% do total nacional. O estado é o quinto principal produtor do país, atrás respectivamente de Minas, Espírito Santo, São Paulo e Bahia.


São Paulo e Minas


No sudoeste de São Paulo, não há, por enquanto, relatos de danos aos cafezais provocados por geada. A mínima alcançou 2,5 graus em Avaré e 1,5 grau em Ourinhos.


A tendência agora é de elevação gradual da temperatura. O maior risco de geada ficou para trás, na madrugada desta quarta. A frente fria, no entanto, está estacionada na divisa entre São Paulo e Minas. Deve chover nas lavouras de café da mogiana e do sul de Minas, pelo menos até sexta-feira (26/7).


Fonte: Estadão Conteúdo. 24 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja