• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Indústria de frango vê retomada nas exportações no 2º semestre


Terça-feira, 16 de julho de 2013 - 09h02

O Brasil deverá elevar as exportações de carne de frango no segundo semestre num ritmo que permitirá ao país reverter a queda registrada nos primeiros seis meses do ano, ainda com a possibilidade de fechar 2013 com crescimento ante 2012, afirmou na segunda-feira (15/7) um diretor da UBABEF (União Brasileira de Avicultura).


Os embarques de carne de frango do Brasil somaram 1,89 milhão de toneladas entre janeiro e junho de 2013, redução de 4,9% em relação ao primeiro semestre de 2012, informou a UBABEF, ressaltando que a situação mudará na segunda metade de 2013.


"Habitualmente tem um volume maior no segundo semestre, e agora deve ter um pouco mais. Além disso, a entrada do México vai se refletir em maior exportação", afirmou à Reuters o diretor de Mercados da UBABEF, Ricardo Santin.


As autoridades mexicanas anunciaram em maio a isenção de tarifas para importações em uma cota de 300 mil toneladas de frango por ano, o que pode beneficiar o Brasil, maior exportador global do produto.


"Esperamos que nos próximos 20 dias estejamos com o acordo fechado, começaria a exportação com duas plantas (em processo de habilitação)", afirmou Santin, lembrando que os mexicanos já visitaram sete unidades.


O Brasil teria potencial para exportar entre 80 mil e 120 mil toneladas de carne de frango ao México por ano, segundo Santin.


Além da sazonalidade, que aponta um segundo semestre com vendas mais aquecidas, a UBABEF ainda acredita numa recuperação de vendas para o Egito e para a China na segunda metade do ano.


Em relatório, a UBABEF afirmou que a tendência é de o setor "repetir em 2013 o resultado de 2012 (em volumes), podendo haver um crescimento de até 2%".


No início do ano, a entidade tinha uma projeção mais otimista, de um crescimento da ordem de 3% sobre 2012, quando as exportações tiveram ligeiro recuo.


Fonte: Reuters. Por Roberto Samora. 15 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja