• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Portos do Paraná monitoram embarque de grãos por sistema eletrônico


Terça-feira, 16 de julho de 2013 - 09h01

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) acaba de implantar um sistema que permite o monitoramento, em tempo real, pela internet, das cargas embarcadas nos terminais ligados ao Complexo Corredor de Exportação. Através do portal é possível acompanhar a medição dos produtos embarcados nos navios ou descarregados nos terminais, por meio de caminhões ou vagões. Todos os terminais devem estar adaptados à nova ferramenta até o final de agosto.


O sistema permite ver o estoque real de cada terminal, ou seja, a quantidade de entrada e saída. De acordo com a APPA, a integração atende a uma determinação da Receita Federal e dá mais transparência ao sistema de embarques, pois garante a exatidão dos números informados. O modelo também comunica possíveis falhas ou panes no sistema de embarque.


O portal foi desenvolvido por técnicos da Appa e da Companhia de Tecnologia e Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR). "O sistema nos permite saber quem está carregando, quanto está embarcando. Integramos as balanças rodoviárias e agora temos a visão do estoque real de cada terminal. Isso permite fazer uma logística mais precisa, para adequar o recebimento da carga aos embarques", explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.


Antes da ferramenta, os estoques de cada terminal eram informados durante as reuniões de atracação, realizadas diariamente em Paranaguá, sem o uso de monitoramento eletrônico. Com base nestes dados eram estabelecidas as quotas diárias de caminhões liberados para descarregar no porto, assim como a programação dos navios.


Ao todo, sete terminais privados e dois públicos estão interligados ao Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá - complexo de 32 quilômetros de esteiras rolantes que ligam os terminais aos navios. Na saída de cada um dos terminais, existem balanças instaladas nas esteiras, que fazem a aferição da carga que está sendo embarcada nos navios.


Fonte: APPA/ Portal do Agronegócio. 15 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja