• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Eficiência na produção e comercialização da carne será discutida no Circuito Feicorte NFT em Campo Grande


Segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 15h22

Nos dias 30 e 31 de julho, Campo Grande recebe uma etapa do Circuito Feicorte NFT 2013, evento que vem percorrendo as principais capitais pecuárias do Brasil, levando informação, conhecimento, tecnologias e oportunidades de negócios. O evento será no Centro de Exposições Albano Franco e em dois dias de workshop o tema "Eficiência na produção e na comercialização da carne" será discutido por grandes especialistas brasileiros. Os participantes do evento contam ainda com uma feira de negócios com a participação de mais de 30 empresas referências nos principais segmentos da pecuária.


A programação do workshop terá início com apresentação "Panorama mundial da produção de carne bovina" feita pelo coordenador de conteúdo do Circuito Feicorte, Luciano Roppa. Ele tratará das grandes transformações pelas quais deve passar a bovinocultura de corte nos próximos 10 anos, estabelecendo um comparativo com a avicultura e a suinocultura que estão mais avançadas na busca pela eficiência. "A palavra de ordem é produzir mais, melhor e com menos custos", afirma Roppa, que defende que há um grande espaço na pecuária na busca por uma rentabilidade melhor com margens condizentes, o que se traduz principalmente no aumento do número de animais criados por hectare. "Considerando que mais de 50% das pastagens brasileiras estão degradadas, para que seja possível aumentar a taxa de lotação para obter mais eficiência na atividade, o uso da tecnologia é fundamental", ressalta.


As "Perspectivas da indústria de carne bovina brasileira" serão explanadas pelo Diretor-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Fernando Sampaio, que tratará dos desafios competitivos por parte da indústria e o mercado internacional de carnes.


O engenheiro agrônomo Daniel Silva Pagotto, gerente comercial do Banco Original, tratará da "Influência do clima na pecuária", abordando o efeito das variações climáticas sobre as pastagens e as estratégias de manejo mais adequadas, além das medidas para minimizar os impactos do clima em cada etapa da pecuária (cria, recria e engorda).


O Gerente Técnico - Unidade Zilmax da MSD Saúde Animal, Rodrigo S. Goulart apresentará a tecnologia Beta-agonista que traz melhorias no desempenho animal de forma sustentável em confinamento. "Diante das perspectivas de aumento da população global, espera-se que a produção animal eleve os índices de produtividade sem elevar os gastos com recursos ambientais, como água, energia e áreas de terra. A elevação dos índices de produtividade, como o crescimento das taxas de ganho de peso diário, peso de carcaça, juntamente com o menor gasto com recursos ambientais torna-se o sistema de produção enormemente sustentável. Nesse cenário, tecnologias utilizadas em confinamento como os beta-agonistas apresentam estas características", adianta Gourlart. Serão mostrados exemplos de sucesso e resultados científicos do uso dessa tecnologia no Brasil e no mundo.


Na sequência, o Gerente Técnico Global de Bovinos de Corte da Nutron Alimentos, Pedro Veiga apresentará "Planos nutricionais durante a cria e recria e seu impacto na fase de terminação". Ele falará de como a nutrição antes da entrada no confinamento influencia o desempenho e a eficiência dos animais confinados. "Abordarei desde a nutrição da vaca, já que tem grande influência sobre a formação do bezerro ainda na fase pré-natal, até a nutrição do bezerro e do garrote durante a recria e como diferentes planos nutricionais nessa fase afetam o que acontece com o boi no confinamento. Falarei também sobre ganho compensatório, ganho de carcaça, eficiência de crescimento, enfim, uma abordagem de toda a vida do animal até entrar no confinamento", adianta Veiga.


"Bem-estar e Ética na produção de bovinos de corte", um assunto que está cada vez mais em pauta, será abordado no evento por um dos maiores especialistas no Brasil: o professor da USP e Unesp, Mateus Paranhos, coordenador do ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal, da UNESP - Jaboticabal, SP). "Foi no estado do Mato Grosso do Sul que desenvolvemos um dos trabalhos pioneiros relacionados à adoção de boas práticas de manejo para promover o bem-estar dos bovinos, nos anos 2000 e 2001, com resultados muito positivos. Esta iniciativa foi desenvolvida com um grupo de pecuaristas ligados a Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce para atender a demanda do Programa Garantia de Origem, do Carrefour, e usamos os resultados desse trabalho até hoje como um bom exemplo das vantagens da aplicação das boas práticas de manejo nas rotinas das fazendas", conta Paranhos.


O consultor Ocimar de Camargo Vilela terá a missão de esclarecer mitos e verdades a respeito das qualidades da carne bovina. "A pecuária é fundamental para o fornecimento de terras para solucionar todos os tipos de problemas no campo. A pecuária fornece terras para a maior produção de soja, maior produção de madeira e celulose, maior produção de milho, além da integração com todas essas culturas. Porém, a pecuária acaba sendo responsabilizada por todos os problemas de invasões e questões ambientais, como desmatamento, queimadas, monocultura, quando é a atividade que é a salvação para vários dos problemas, pois empresta terra para todo mundo", pondera Villela.


Segundo dia de programação


No segundo dia, o primeiro assunto abordado será "A cria planejada - cruzamento dirigido", por Alexandre Zadra, que tratará da cria pelo foco da genética. O palestrante destacará o uso das diversas raças para o aumento da eficiência da produção de carne e, consequentemente, do lucro, além de fazer uma comparação entre os sistemas de criação e engorda quanto aos resultados financeiros. "O MS apresenta biomas próprios para cria como o Pantanal e o bolsão, os quais servem de verdadeiras maternidades exportadoras de material genético a ser recriados nas áreas altas e engordados nos excepcionais confinamentos existentes no estado", destaca Zadra.


Na sequência, o diretor executivo da franquia de restaurantes Vermelho Grill, Eduardo Fornari dará a visão do restaurante a respeito da produção de carne de qualidade. O Vermelho Grill, que possui unidades em Campo Grande e Porto Alegre, tem uma proposta bastante diferenciada de controle do processo desde a produção até oferecer cortes a partir de um melhor aproveitamento da carcaça, informando no cardápio a origem dos animais.


Na outra ponta, a "Produção da carne de qualidade sob a visão do restaurante" será apresentada pelo, que tratará da relação do restaurante com o frigorífico, o fortalecimento do produtor como parceiro, a busca pelo produto ideal e o melhor aproveitamento da carcaça, tendo em vista um consumidor cada vez mais exigente. A "Produção da carne de qualidade sob a visão da indústria" será trazida pelo representante do Grupo Marfrig, Mauricio Manduca Ferreira, com os desafios de padronização e fluxo constante e ferramentas para conseguir essa qualidade.


O professor da UNICAMP, Pedro Eduardo de Felício apresentará o conceito de "Carne de Alta Qualidade", produto especial no atendimento de mercados que remuneram de maneira bastante diferenciada os cortes da região dorso-lombar e pélvica da carcaça bovina. "Apresentarei o tem sido feito no país, em especial o Mato Grosso do Sul, para produzir uma carne que, mesmo não se encaixando no conceito de Alta Qualidade, em mais algum tempo chegue a oferecer garantia de boa qualidade organolética, ou em termos mais simples, qualidade "de mesa" para restaurantes e consumidores exigentes. Uma carne que, segundo os australianos, seja melhor do que a carne de consumo rotineiro e que, por isso mesmo, deve agregar valor em cerca de 30kg desossada por bovino", pontua Felício.


O consultor José Renato Silva falará sobre a eficiência produtiva e econômica na produção das pastagens para bovinos de corte. Formado pela ESALQ/USP, o palestrante participou da administração da Fazenda Figueira, em Londrina e realiza pesquisas nas áreas de Ciência Animal e Pastagens.


O Diretor da Unidade de Negócios - Bovinos da Phibro Animal Health, Danilo Grandini discutirá "Custo da desinformação tecnológica: foco recria e engorda". "A ideia é reforçar o conceito de que a pecuária tem que incorporar o processo de ganho de eficiência passando pelo uso de tecnologia". A novidade está em confrontar o benefício da eficiência e o não uso de tecnologia pelo prisma do valor de venda do animal, ou seja, qual deveria ser o preço de venda para "anular" a busca pela eficiência. Desta forma, fugimos do tradicional "o que ganho ao usar tecnologia" para "o que perco ao não usá-la", acredita Grandini.


O presidente da Associação de Criadores de Novilho Precoce do MS, Alexandre Scaff Raffi fecha a programação do evento com a palestra "A carne é de qualidade, e agora?".


Inscrições


Para participar do workshop do Circuito Feicorte NFT, a inscrição custa R$200,00 (inteira) e R$100 (meia). Para visitar a feira a entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte


Sobre o Circuito Feicorte NFT


O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte em São Paulo há 19 anos) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal).


O Circuito Feicorte NFT 2013 passou por Cuiabá (MT) em março, com 1.500 participantes, Palmas (TO) em maio com 1.170 pessoas e, após Campo Grande, segue para Ji-Paraná (RO) nos dias 3 e 4 de outubro e Paragominas (PA) em 7 e 8 de novembro.


Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.


A etapa de Campo Grande do Circuito Feicorte NFT 2013 tem o patrocínio Master da Nutron, Marfrig Group, MSD Saúde Animal, Banco Original e Dow AgroSciences. Os patrocinadores Gold são: Minerva Foods, Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Vétoquinol-FAGRA, Ouro Fino, Bellman, Arysta LifeSciense, Associação Brasileira de Angus, Novanis e MUB Brasil. Os patrocinadores Silver são ABS Pecplan, Phibro, Rocha Irrigações, CRV Lagoa, Beckhauser, Casale, Alltech, Bimeda Mogivet, Macal, CRI Genética e Real H.


Fonte: Agrocentro. 15 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja