• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Greve na Argentina afeta exportação de alimentos


Segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 08h40

Uma greve de trabalhadores portuários da Argentina afetou na última sexta-feira as exportações de alimentos, entre eles cereais e grãos.


"A greve ocorrerá nos portos durante 24 horas. As operações de controle e recepção de grãos ficam assim paralisadas", disse Pablo Solanas, um dos líderes da União de Receptores de Grãos.


A parada nas atividades dos portos, em particular nos de Rosário, Buenos Aires e Bahia Blanca, não é total porque nem todos os sindicatos do setor aderiram à medida.


"Estamos reivindicando a redução ou eliminação do imposto de renda que se aplica aos salários", disse Solanas.


As cinco organizações em que se divide o movimento operário argentino rejeitam o imposto, mas as greves e manifestações são promovidas pelos setores que se opõem à presidente Cristina Kirchner.


A Argentina é um dos maiores produtores internacionais de alimentos e o terceiro produtor mundial de soja, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Brasil, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (a USDA, na sigla em inglês).


O país também é o maior exportador mundial de azeite e farelo de soja, além de ser um dos maiores exportadores de milho e de trigo, segundo o Ministério da Agricultura argentino.


A Argentina vai atingir uma safra de grãos de 102,6 milhões de toneladas na campanha agrícola 2012/2013, que vai superar em 11 milhões à de 2011/2012, segundo o ministério.


Fonte: Exame. 12 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja