• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Programa de Aquisição de Alimentos teve aumento de 1000% nos investimentos no Paraná


Quinta-feira, 11 de julho de 2013 - 08h56

Em 10 anos de existência, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ampliou em mais de 1000% o volume de recursos aplicado na compra de produtos da agricultura familiar no Paraná. Operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o programa destinou, em 2012, R$51,8 milhões ao apoio à comercialização de 29 mil toneladas de alimentos, contra R$4,6 milhões e 8 mil toneladas em 2003.


Em 2012, mais de 12 mil famílias de agricultores participaram do programa no Paraná. Em relação a 2003, quando apenas 2 mil famílias participaram, a evolução é de mais de 600%. Ainda no ano passado, 195 projetos paranaenses foram beneficiados, a maior participação desde o início do programa.


De 2003 a 2012, foram adquiridas mais de 230 mil toneladas de alimentos no Paraná. A compra de mais de 100 produtos pelo Governo, principalmente hortifrutigranjeiros e grãos, oferece aos produtores a oportunidade de novos mercados, além de estruturação das relações comerciais, aprimoramento dos processos e gestão e maior qualidade de vida. Também proporciona efeitos significativos na economia local uma vez que os agricultores familiares passam a contar com um incremento em sua renda anual.


Além de garantir a economia local aquecida, o PAA valoriza a cultura alimentar. Por meio desta política, aumentou na variedade de alimentos produzidos por agricultores familiares no Paraná.


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um instrumento de estruturação do desenvolvimento da agricultura familiar, acionado após a etapa final do processo produtivo, no momento da comercialização, quando o esforço do pequeno produtor precisa ser recompensado com recursos que remunerem o investimento e a mão-de-obra e lhe permita reinvestir e custear as despesas de sobrevivência de sua família. Considerado como uma das principais ações estruturantes do Programa Fome Zero, o PAA constitui-se em mecanismo complementar ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF).


Fonte: G1-Globo Rural. 10 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja