• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Barreiras da Argentina reduzem em 70,0% a exportação de carne suína


Segunda-feira, 8 de julho de 2013 - 09h37

O comportamento de alguns países parceiros do Mercosul está decepcionando as indústrias de processamento de carne e a cadeia produtiva brasileira. O presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Clever Pirola Ávila, reclama da imaturidade e falta de visão de longo prazo dos parceiros comerciais do Brasil, especialmente a Argentina, que frequentemente desenvolve entraves ao livre comércio.


O dirigente reclama que, há um ano, a Argentina criou obstáculos para emissão das licenças de importação para a compra da carne suína brasileira. Essas dificuldades permanecem porque os argentinos decidiram equilibrar sua balança comercial, reduzindo as importações do Brasil.


Como não pode erguer barreiras comerciais em razão do acordo do Mercosul, o governo argentino impôs medidas burocráticas adicionais, reduzindo e dificultando a liberação das licenças de importação.


O presidente do Sindicarne informa que o Brasil vende hoje 33,0% do que vendia para a Argentina em 2011 em carne suína. Hoje, a exportação baixou de 3.000 para 1.000 toneladas por mês.


"No passado, já exportamos muito mais que 3.000 toneladas ao mês. Infelizmente somos afetados mais uma vez com as chamadas barreiras não-comerciais e não reagimos, à altura ou com a mesma moeda."


O segmento de carnes alega ser um dos mais penalizados com a inconstância dos parceiros do Mercosul. Clever Ávila lembra que o ciclo produtivo é longo e, para atender os mercados, a indústria da carne precisa de estabilidade nas regras de jogo.


"A Argentina é um parceiro comercial importante, mas é um faz de conta geral: faz de conta que pertenço ao Mercosul, faz de conta que respeito as regras acordadas etc."  


Na opinião do presidente do Sindicarne, o Governo brasileiro deveria ser mais enérgico na defesa dos interesses comerciais brasileiros, mas lhe falta mais agressividade no comércio exterior.


Fonte: Rural BR. 8 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja