• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Presidente da CNA defende acordo comercial entre Mercosul e União Europeia


Sexta-feira, 5 de julho de 2013 - 09h13

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu na quinta-feira (4/7), em Brasília, a conclusão das negociações envolvendo um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. "Nós não podemos perder essa oportunidade", afirmou ela durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, na qual foi ouvido o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, sobre acordos comerciais. "É a hora e a vez do Brasil. Nós não podemos deixar escapar essa grande chance que pode ser única", afirmou.


No debate, o ministro Pimentel disse não estar otimista em relação a um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, tendo em vista a atual situação econômica dos países do bloco europeu. A presidente da CNA argumentou, porém, que não está pessimista. "Estive em Bruxelas (Bélgica) no mês passado e o que eu percebi é que os europeus estão ansiosos por acordos comerciais. Eles acreditam que vão descobrir o fim da crise econômica na negociação com outros mercados", afirmou, para completar: "os europeus estão dispostos a abrir seus mercados por pura necessidade econômica."


A senadora lembrou que outros países também têm interesse numa negociação com o bloco europeu, entre eles Estados Unidos, Austrália e Japão. Alertou para o risco de outros países fecharem acordos comerciais com a União Europeia antes de um posicionamento do Brasil ou do Mercosul sobre o tema. "A Austrália, por exemplo, poderia negociar um bom acordo para a venda de carnes para o mercado europeu, porque eles são produtores. E o Brasil perderia a oportunidade", comentou.


A conclusão de um acordo entre Estados Unidos e União Europeia, em debate desde fevereiro deste ano, também preocupa a presidente da CNA. Para ela, se a negociação for concluída, os Estados Unidos podem ampliar as vendas para o mercado europeu, tomando espaço ocupado atualmente pelos produtos brasileiros. A União Europeia é destino de 23% das exportações do agronegócio brasileiro, totalizando, em 2012, cerca de US$22 bilhões.


Fonte: CNA. 4 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja