• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de café do Vietnã deve subir 10% em 13/14


Sexta-feira, 5 de julho de 2013 - 09h06

A produção de café do Vietnã em 2013/14 pode subir em cerca de 10 por cento ante a atual temporada por conta de um clima favorável, mas o volume de chuvas nos próximos meses deve determinar o real tamanho e qualidade total da safra, disseram operadores na quinta-feira (4/7).


A crescente produção no Vietnã e no Brasil pode elevar o volume dos estoques mundiais de café para seu nível mais alto no ano-safra 2013/2014, mantendo os preços sob pressão.


A próxima colheita no Vietnã deve ser de 27 a 29 milhões de sacas de 60kg, maior que a estimada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que previu uma queda para 24,8 milhões de sacas ante as 25 milhões de sacas observadas na temporada 2012/13.


Depois de um período de seca no início deste ano, a chuva tem melhorado a produção aguardada para a safra que deve começar em outubro no Vietnã, maior produtor mundial de robusta, disseram quatro operadores em empresas estrangeiras em Ho Chi Minh City.


"Os próximos seis a sete meses são importantes para as lavouras", disse o administrador de operações da Atlantic Commodities Vietnam Ltd, Jean-Christophe Mani.


Ele acrescentou que as chuvas no início da colheita, no entanto, podem danificar ou piorar a qualidade do grão.


O ano safra do café no Vietnã vai de outubro a setembro, com o auge da colheita sendo em novembro ou dezembro, e muitas vezes terminando em janeiro. A colheita mais recente terminou em dezembro de 2012, cerca de 1 mês antes do que o habitual.


Neste ano, a temporada de chuvas começou na primeira semana de maio, cerca de 10 dias mais cedo do que o habitual, e isso pode permitir uma colheita precoce no início da próxima safra.


A Associação de Café e Cacau do Vietnã, órgão da indústria conhecido como Vicofa, estimou no início de junho que a produção em 2013/14 cairia em cerca de um quarto por conta da seca.


Os operadores rejeitaram a projeção, dizendo que as lavouras estavam em boa forma e que as estimativas inferiores da associação tinham como objetivo inflacionar os preços.


Fonte: Reuters. Por Ho Binh Minh. 5 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja