• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FAO: Produção agrícola triplica, mas subnutrição afeta 12% no mundo


Quinta-feira, 20 de junho de 2013 - 08h55

A produção agrícola mundial triplicou nos últimos 50 anos, por meio de maiores rendimentos por unidade de terra e a oferta global de alimentos per capita também cresceu, de 2,2 mil calorias por dia no início de 1960 para mais de 2,8 calorias por dia em 2009. "Com 3,37 mil calorias por pessoa por dia, a Europa tem atualmente a média mais alta de oferta de alimentos per capita", traz a Agência para Agricultura e Alimentação da ONU (FAO) em seu anuário estatístico sobre agricultura, suas consequências nas mudanças climáticas e as tendências sobre fome e desnutrição no mundo.


Os grãos ocupam mais da metade da área cultivada em todo o mundo e são a fonte mais importante de alimentos para consumo humano. Dos 2,3 bilhões de toneladas de grãos produzidos a cada ano, 1 bilhão são destinados ao consumo humano, 750 milhões de toneladas são utilizados como ração animal e 500 milhões de toneladas são processadas pela indústria, usados como semente ou desperdiçado.


Em relação às tendências econômicas do setor, a FAO afirma que, depois de uma década de crescimento lento em 1990, os gastos globais em pesquisa e desenvolvimento agrícola aumentaram continuamente de US$26,10 bilhões em 2000 para US$31,70 bilhões em 2008. "A maior parte deste aumento foi gerada nos países em desenvolvimento. China e Índia são responsáveis por quase metade desse crescimento, mas outros países, especialmente Argentina, Brasil, Irã, Nigéria e Rússia, também aumentaram significativamente os gastos públicos para P&D na agricultura."


Sobre a emissão de gases que geram efeito estufa provenientes da agricultura, a FAO afirma que houve um crescimento de 1,6% ao ano durante a década de 2000 na emissão. "Entre as várias atividades agrícolas, a pecuária e o uso de fertilizantes sintéticos são os principais contribuintes para este crescimento", diz a FAO no livro.


Em relação à fome e a desnutrição, a publicação afirma que cerca de 870 milhões de pessoas, 12,5% da população mundial estavam subnutridas no período 2010/2012, a maioria (852 milhões) em países em desenvolvimento. "Entre 2005 e 2011, um em cada quatro países africanos sofreu um atraso na velocidade de crescimento de pelo menos 40%. Estas taxas também ultrapassaram 40% de atraso no Sul e Sudeste da Ásia durante o mesmo período, com picos na Índia, Laos, Nepal e Timor-Leste."


Fonte: Valor Econômico. Por Fernanda Pressinott. 18 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja