• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas devem interromper colheita no PR, MS e SP esta semana


Quarta-feira, 19 de junho de 2013 - 08h50

Haverá mais chuvas essa semana, devido à formação de novas áreas de instabilidade sobre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Portanto, a colheita deverá ser novamente interrompida, o que levará a novos atrasos nesses trabalhos, além de provocar perdas pontuais por causa desse excedente hídrico.


No Mato Grosso e em Goiás, o tempo permanecerá seco e sem chuvas, o que permitirá a continuidade da colheita do milho 2ª safra, sem maiores transtornos. Com relação às temperaturas, não há nenhum indicativo de que possa a vir ocorrer geadas nesses próximos 15 dias. Assim, essa safra de milho não irá ser afetada pelas geadas, já que caso venha a ocorrer uma geada no mês de julho. Embora não haja nenhuma previsão para isso, os prejuízos aos milharais serão mínimos, uma vez que nesse período haverá pouquíssimo milho em fase suscetível a geadas.


As chuvas que vem ocorrendo sobre todas as regiões produtoras de milho 2ª safra do Paraná e do Mato Grosso do Sul, nestas últimas duas semanas, têm prejudicado o andamento da colheita e com isso já há regiões que estão atrasadas em relação ao mesmo período do ano passado.


Dessa forma, o Paraná está com 5,0% das áreas colhidas enquanto o Mato Grosso do Sul está com 6%. No mesmo período do ano passado esses valores eram de 7% e 9,0%, respectivamente. Além do atraso na colheita, algumas propriedades também apresentam reduções nos potenciais produtivos das lavouras, devido a esse excesso de umidade.  


No Mato Grosso e em Goiás, o tempo seco tem favorecido o andamento da colheita e com isso, 5,0% das áreas de milho já foram colhidas enquanto em Goiás, o percentual é de 4,0%. E em todas as regiões colhidas até agora apresentam bons índices de produtividade, com valores dentro ou até mesmo acima da média dos últimos anos. Isso porque, o milho que está sendo colhido foi plantado na segunda quinzena de janeiro e com isso foi beneficiado pelas excelentes condições meteorológicas.


Além disso, devido às chuvas que ocorreram no inicio de junho, os solos apresentam níveis razoáveis de umidade, o que vem conferindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras de milho, dando boas perspectivas para uma excelente safra esse ano. Com informações do boletim semanal divulgado pela Somar Meteorologia.


Fonte: Agência Safras. 18 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja