• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Vazio Sanitário da soja em MT começa neste sábado


Terça-feira, 18 de junho de 2013 - 08h57

No último sábado (15/6) começou o vazio sanitário e fica proibido o plantio de soja em Mato Grosso por 90 dias. O vazio sanitário da soja visa evitar a proliferação do fungo causador da ferrugem asiática. Nesse período, além de não poderem plantar soja, os produtores rurais também precisam eliminar a soja guaxa, aquela que nasce de forma voluntária.


Na safra anterior, a praga provocou um prejuízo médio de cinco sacas por hectare no estado. Já na soja de ciclo tardio, a perda foi de 15 sacas por hectare, apresentando uma redução de 30% na produtividade média do estado, segundo levantamento da APROSOJA.


Diante disso, a recomendação é que os produtores fiquem atentos a qualquer pé de soja nas propriedades e em seus limites e também nas margens das rodovias. Segundo informações do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), as unidades regionais já estão se preparando para as fiscalizações nesse período. O produtor que não obedecer ao vazio estará sujeito ao pagamento de multas.


Cada produtor que for notificado pelo INDEA com plantas de soja durante o período proibitivo deverá pagar multa no valor de 30 UPF-MT (Unidade de Padrão Fiscal de Mato Grosso), acrescido de 2 UPF-MT por hectare não destruído da planta. Cada notificação deve passar de R$2.400,00.


Os primeiros sintomas da ferrugem asiática se manifestam nas folhas com o aparecimento de minúsculos pontos escuros. Em seguida, ocorre a desfolha da planta, que evita a formação dos grãos, provocando queda na produtividade. O desenvolvimento da doença é extremamente rápido e ela se espalha com facilidade pelo vento e causa grandes prejuízos à produção.


Fonte: Globo Rural. 15 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja