• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Demanda por crédito no país cai e frustra bancos


Terça-feira, 18 de junho de 2013 - 08h56

A demanda das empresas por crédito está abaixo do que esperavam os bancos. É o que mostram dados de levantamento do Banco Central no primeiro trimestre e o que continuaram a observar as instituições financeiras nos meses seguintes. Segundo os bancos, a procura por crédito vem se restringindo aos recursos direcionados - aqueles com origem e destino certos -, universo limitado ao BNDES, crédito rural e imobiliário.


Pelos dados do Banco Central, no acumulado do ano até abril as concessões com recursos livres cresceram 4,4% ante igual período de 2012, somando R$467,60 bilhões, e os recursos direcionados, 49,5%, para R$77,89 bilhões.


"Os desembolsos de recursos do BNDES estão sensacionais, puxados pela demanda por máquinas e equipamentos no agronegócio. Já no varejo e na indústria em geral, pouco se faz além do dia a dia do capital de giro", afirma José Ramos Rocha, diretor de financiamentos e empréstimos do Bradesco.


No HSBC, o fôlego da demanda arrefeceu. "O clima de indefinição da economia afastou a necessidade de recursos para investimentos ou capital de giro adicional. Mas temos visto muita troca de dívidas, em parte pelo ajuste de estoques", conta Fernando Freiberger, diretor do segmento de pequenas e médias empresas do banco. Muito líquidos, os bancos disputam intensamente empresas com bons resultados. "Nesses casos, o crédito acaba ficando mais longo, mais barato e com menos garantias".


O efeito calendário influi um pouco. "Historicamente, o começo do ano tem uma menor demanda por crédito para capital de giro", diz Adilson Anísio, diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil. Mas abril chegou e a busca de capital de giro teve queda de 5,0% ante o mesmo mês de 2012. Se a procura por crédito caiu, o rigor para sua concessão aumentou. O Bradesco e o ABC Brasil analisam e monitoram mais atentamente os empréstimos para pequenas e médias empresas.


Fonte: Valor Econômico. Por Felipe Marques. 18 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja