• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo vai retirar do mercado 10 milhões de sacas de café


Terça-feira, 18 de junho de 2013 - 08h55

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse na segunda-feira (17/6), em discurso, que o governo vai adotar medidas de apoio à cafeicultura, com a destinação de R$3,18 bilhões para financiar o custeio, comercialização, colheita e estocagem pelo produtor, além de capital de giro de empresas exportadoras e torrefadoras, e cooperativas.


Andrade afirmou que o governo vai colocar em prática a política de sustentação de preços e pretende retirar do mercado 10 milhões de sacas, por meio de leilões de opções e de equalização de preços (PEPRO) na venda do grão.


O diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Oliveira Silva, afirmou também nesta segunda-feira, durante a abertura do seminário comemorativo dos 50 anos da entidade, realizado no Instituto Rio Branco, que uma das principais preocupações é o impacto das mudanças climáticas no setor cafeeiro.


Silva lembrou que recentemente visitou cinco países na América Central para avaliar a incidência da ferrugem nos cafezais e encontrou lavouras a 1,60 mil metros de altitude afetadas pela doença. "Pragas que não existiam no passado foram incorporadas pelas mudanças climáticas."


Robério Silva afirmou que na próxima semana a OIC, em conjunto com a Organização Mundial para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), enviará uma missão à América Central para tratar de medidas práticas de combate à doença.


Fonte: Estadão Conteúdo. 17 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja