• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Câmbio até R$2,20 é adequado ao exportador, diz Turra


Segunda-feira, 17 de junho de 2013 - 08h21

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, disse na semana passada que o câmbio até R$2,20 é benéfico e adequado ao setor exportador de proteínas animais. Ele ponderou, no entanto, que é necessário uma atenção especial ao impacto do câmbio no endividamento em dólar das companhias. "O câmbio livre é uma conquista".


O setor se beneficia em termos de volume e receita, pois impulsiona as exportações de proteínas. "Entretanto, há empresas do setor que estão com endividamento alto e aí precisa haver uma atenção e um equilíbrio", declarou, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, após sua participação em seminário, realizado em São Paulo. Ele comentou que o segmento produtor de aves no Brasil está conseguindo, somente agora, compensar o alto custo dos grãos observado no segundo semestre do ano passado. "Demora um tempo para os mercados absorverem o aumento de preços".


"A queda recente das cotações dos grãos também leva um tempo para ser absorvida", disse. JBS, Seara e Marfrig - Sobre a compra da Seara Brasil pelo Grupo JBS, Turra disse que, na prática, não houve mudança para o setor de aves. "A empresa saiu das mãos de uma mega empresa (Marfrig) e passou para uma outra do mesmo perfil".


"Entretanto, o lado positivo é que as grandes empresas têm capilaridade nacional e mundial, o que pode favorecer o setor em prospectar e abrir mais mercados para a carne brasileira", ressaltou. Questionado se o movimento anunciado pelas companhias poderá acelerar uma união das entidades representativas do setor de proteínas animais, Turra comentou apenas que o conselho da UBABEF e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) aprovaram a elaboração de um estudo para a fusão entre as duas entidades. "Hoje as empresas de frango estão com atividades de suínos", completou, informando que o resultado da pesquisa deve sair em breve.


Fonte: Agência Estado.14 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja