• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

De olho na perda de área de milho e aumento na de soja, preços caem


Segunda-feira, 17 de junho de 2013 - 08h18

O mercado de grãos ignorou o relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado na última quarta-feira (12/6).


Mas está de olho na troca de áreas entre soja e milho, o que deverá ser anunciado pelo próprio USDA no final deste mês.


Nos EUA, algumas avaliações indicam que o relatório "pode ser jogado fora". No Brasil, a análise não é diferente. Daniele Siqueira, da AgRural, de Curitiba, diz que as informações de milho pouco mudaram, enquanto as de soja não tiveram nenhuma mudança em relação às já divulgadas anteriormente.


Foi o entendimento do mercado. O milho, apesar da redução de área, devido à perda do tempo de plantio provocada pelo clima, recuou de preço em Chicago.


Daniele diz que o mercado já está assimilando essa redução e que a demanda interna dos EUA se ajustou à oferta curta de produto.


Para ela, os acertos da oferta fraca são feitos nas exportações, sem comprometer o mercado internacional devido à oferta de outros países como Brasil e Argentina.


No caso da soja, que deverá receber pelo menos um milhão de hectares do que seria destinado originalmente ao milho, a queda é uma correção de rumos devido às altas nas semanas recentes.


Ao fazer uma correção nos números de área do milho no final deste mês, o USDA deverá ajustar o consumo para baixo, afirma Daniele.


Já no que se refere à soja, a incorporação de novas áreas se dá no contexto de demanda ainda aquecida.


O primeiro contrato da soja teve queda de 2% ontem em Chicago. O milho recuou 1,1%, e o trigo subiu 0,4%.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 14 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja