• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IMAMT obtém registro de cultivares de algodão geneticamente modificadas


Quinta-feira, 13 de junho de 2013 - 08h12

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAMT), braço tecnológico da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), conseguiu o registro de duas cultivares geneticamente modificadas junto ao Ministério da Agricultura. Com a aprovação, as sementes das novas variedades podem ser multiplicadas e disponibilizadas aos produtores de Mato Grosso para a safra 2013/2014.


A IMA 5672B2RF e a IMA 5675B2RF, ambas com tecnologias Bollgard II e Roundup Ready Flex - da segunda geração da Monsanto - Monsanto, caracterizando-se como cultivares de algodão geneticamente modificado resistente a insetos da ordem lepidóptera e tolerante ao herbicida glifosato. Por conferirem tolerância a lagartas-pragas do gênero Helicoverpa spp, as cultivares foram recebidas com entusiasmo pelo instituto. Esse gene de tolerância foi testado com sucesso na Austrália no controle da Helicoverpa armigera, praga que causou prejuízos nesta safra no Mato Grosso, além de outros estados brasileiros.


Precoces, as cultivares lançadas devem se encaixar bem no sistema de plantio de algodão em Mato Grosso, podendo ser plantadas em janeiro. O plantio de algodão em Mato Grosso geralmente é iniciado em 1º de dezembro, após o fim do período obrigatório de vazio sanitário. Este mês, os produtores iniciam a colheita da safra 2012/2013.


Fonte: Globo Rural. 12 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja