• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

China libera comercialização de nova soja transgênica da Monsanto


Segunda-feira, 10 de junho de 2013 - 17h44

A soja RR2 PRO, desenvolvida da Monsanto, foi liberada para comercialização na China, segundos fontes da empresa e do Ministério da Agricultura. A nova variedade é resistente ao glifosato e ao ataque de lagartas e aguardava aval dos chineses há dois anos para ser vendida no Brasil sem o risco da imposição de barreiras às importações pelo país asiático.


No fim de semana passado, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, foi à China pedir a liberação da produção no Brasil da soja RR2. Com a permissão dos asiáticos, as sementes da nova variedade devem começar e ser vendidas imediatamente. Mesmo já liberada para venda e consumo em território nacional, havia uma determinação da empresa em não comercializar a tecnologia até o aval dos chineses.


A liberação veio em boa hora para a empresa. A cobrança de royalties da venda da soja RR, resistente ao glifosato, está suspensa devido a brigas na Justiça entre a multinacional e produtores rurais. Com a autorização da venda da RR2, a Monsanto deve iniciar as vendas da RR2 na safra 2013/2014 e continuar com a RR no mercado para não perder participação, já que o volume de sementes da nova variedade não será suficiente para abastecer todo o mercado.


Fonte: Valor Econômico. Por Tarso Veloso. 10 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja