• Quarta-feira, 8 de maio de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Escoamento de produção do MT é o mais caro do mundo, diz Aprosoja


Segunda-feira, 10 de junho de 2013 - 09h33

O coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, da Associação de Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (APROSOJA-MT), disse, na sexta-feira (7/6), em São Paulo que seu estado tem a logística mais cara do mundo para escoar a produção. Em palestra no seminário Os Caminhos do Agronegócio - Oportunidades de Investimentos, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), ele disse que na safra 2012/2013 o setor chegou a pagar US$145,00 por tonelada para escoar a produção.


Ferreira destacou as obras em andamento na região para escoar a produção pelos portos do Norte, mas afirmou que, em alguns casos, estarão saturadas quando iniciarem a operação. É o caso da BR-163, que levará a produção ao porto de Miritituba, no Pará. "A pavimentação é de 6 centímetros, mas deveria ser de 12 centímetros", disse. Segundo Ferreira, a expectativa é de que já na próxima safra se escoe parte da produção pelo norte. Mas Ferreira questionou a ausência de investimentos em hidrovias no plano de investimentos em logística no Brasil.


Sócio da Macrologística, consultoria que tem desenvolvido projetos que mapeiam os gargalos logísticos brasileiros, Renato Pavan destacou que, pela primeira vez, o governo está recebendo as demandas do setor privado para a logística brasileira. Durante o seminário da ABAG, Pavan reforçou que não adianta investir em "pedaços" de rodovia, de ferrovia, de porto. "Temos de investir em um sistema" que escoe a produção, afirmou.


Fonte: Globo Rural. 7 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja