• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores rurais comemoram o anúncio do Plano Safra, mas temem endividamento no campo


Quinta-feira, 6 de junho de 2013 - 08h45

Na Serra Gaúcha, o anúncio do Plano Safra animou os produtores. Apesar do entusiasmo da notícia, alguns temem o endividamento no campo, por conta do acesso mais fácil ao crédito com juros mais baixos e limites de financiamento mais altos.


O produtor de grãos em Santo Augusto, no noroeste do Rio Grande do Sul, Jorge Sperotto, comemorou o anúncio, mas acredita que o governo deveria investir melhor no setor de infraestrutura e logística.


- Nós, produtores, precisamos ser organizados. É um dinheiro fácil, que deve ser pago, mesmo que com juros baixos. A má qualidade dos portos e o transporte ocasionam um custo muito alto e isso reflete no preço do produto final - diz Sperotto.


O investimento de R$25,00 bilhões para a construção de novos armazéns, com juros de 3,5% agradou a engenheira agrônoma Fernanda Falcão, que planta soja no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. Ela conta que no ano passado precisou aumentar os silos da propriedade e pagou 5,5% de juros no financiamento.


- Quanto mais baixo esse juros, mais facilidade o produtor tem para conseguir investir e construir silos e armazéns em sua propriedade, isso é um beneficio para o produtor possuir uma boa gestão e melhorar os preços das commodities - acredita Fernanda.


A indústria de sementes também deve se beneficiar com os novos investimentos do governo federal. Para Leandro Pasquali, diretor de marketing de uma empresa de sementes híbridas, com atuação no Mercosul, o aumento da capacidade de armazenamento para 65 milhões de toneladas garantem mais estabilidade para as atividades dos agricultores.


- Isso vai acarretar numa diminuição no próprio custo de produção por unidade, fazendo com que o produtor tenha um custo unitário melhor, tornando cada vez mais competitivo, tanto para negociar no mercado interno, quanto no externo. Inclusive, em algumas commodities como o arroz, que já ta quase se tornando uma commoditie, de mercado externo - ressalta Pasquali.


Fonte: Rural BR. Por Cristiane Viegas. 5 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja