• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Avicultura brasileira intensifica estratégias contra Influenza Aviária


Segunda-feira, 3 de junho de 2013 - 09h50

A União Brasileira de Avicultura (UBABEF) informou na última terça-feira (28/5) que a avicultura brasileira está preparada contra a ocorrência de focos de Influenza Aviária pelo mundo, inclusive em sua nova variedade, a H7N9, recentemente descoberta no leste e no centro da China. Dentre os maiores produtores mundiais, o Brasil é o único que nunca registrou um foco da enfermidade em suas variedades.


De acordo com a entidade, seguindo orientações propostas pela própria UBABEF, as agroindústrias associadas estão adotando uma série de medidas preventivas, especialmente em relação à visita de estrangeiros em granjas avícolas do Brasil.


Dentro do programa de Procedimentos de Biosseguridade estabelecido pela UBABEF está a proibição da visita de estrangeiros de países com registros de influenza aviária em instalações avícolas e agroindustriais de aves e ovos.   Pelas recomendações da UBABEF, mesmo visitas de profissionais brasileiros às instalações devem ser restringidas ao "estritamente necessário".


Mesmo visitantes de países onde a doença foi considerada extinta pelo governo brasileiro há, no mínimo, 30 dias, deverão cumprir um período de quarentena em seu país de origem, sem contato com estabelecimentos avícolas, e outro período no Brasil antes de realizar as visitas.


Além de todas essas restrições, os visitantes deverão cumprir uma série de requisitos referentes aos equipamentos e cuidados sanitários totalmente controlados. Tudo isso para manter a avicultura brasileira livre de Influenza Aviária.


Conforme o diretor de Produção e Técnico Científico da UBABEF, Ariel Antônio Mendes, a produção avícola brasileira tem contado com total apoio do Ministério da Agricultura, especialmente por meio do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), para manter o país livre da enfermidade.


"O MAPA realiza um trabalho de excelência nesse sentido e, conforme temos sido informados nos últimos dias, deverá intensificar ainda mais as ações de conscientização sobre a visita de estrangeiros nesse período pré e durante a Copa das Confederações com folders, cartazes e outras ferramentas explicativas sobre os cuidados com a Influenza Aviária", explica Mendes.


Conforme explica o presidente da UBABEF, Francisco Turra, além de implantar procedimentos e orientações preventivas, ações e treinamentos estão em andamento pelo país.  Exemplo disso aconteceu na última semana, quando técnicos do Ministério da Agricultura, da UBABEF e de empresas do setor nacional de aves fizeram um simulado de emergência sanitária em Chapecó (SC).


"O status sanitário brasileiro é um dos bens mais valiosos da avicultura nacional. O poder público e a iniciativa privada têm ciência disto, e têm se mobilizado para evitar que qualquer problema afete a avicultura líder mundial em exportações, e a terceira maior produção do planeta", destaca Turra.


Fonte: Ubabef. 28 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja