• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministério define monitoramento de 290 tipos de resíduos em produtos de origem animal


Segunda-feira, 3 de junho de 2013 - 09h49

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento definiu o monitoramento dos níveis máximos de 290 tipos de resíduos e contaminantes para este ano, os quais são usados em carnes (bovina, suína, equina, caprina, ovina e de avestruz), leite, pescado, mel e ovos. O número de produtos que serão monitorados aumentou 40,0% sobre os 207 tipos de 2012. A relação de produtos consta da instrução normativa publicada na edição de sexta-feira (31/5), do Diário Oficial da União (DOU), que atualiza o subprograma de monitoramento referente ao Plano Nacional de Controle de Resíduos Biológicos em Produtos de Origem Animal (PNCRB).


O Ministério da Agricultura afirma que o subprograma é atualizado anualmente pela Coordenação de Resíduos e Contaminantes (CRC), subordinada à Secretaria de Defesa Agropecuária.


- O objetivo principal é promover a garantia de qualidade do sistema de produção de alimentos de origem animal ao longo das cadeias produtivas, levando em consideração a efetividade dos autocontroles instituídos por todos os entes responsáveis pela segurança do alimento - afirma o ministério, em nota.


O coordenador de Resíduos e Contaminantes do ministério, Leandro Feijó, diz que a publicação da normativa oficializa a finalidade do PNCRB, que é obter informações sobre a frequência, níveis e distribuição dos resíduos de produtos de uso veterinário e contaminantes nas espécies monitoradas em todo o país. Os exames serão realizados nos laboratórios oficiais e credenciados da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários. A amostragem será aleatória, com sorteio dos estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e propriedades rurais dos quais serão colhidas as amostras.


Objetivo principal do ministério é promover a garantia de qualidade do sistema de produção de alimentos de origem animal ao longo das cadeias produtivas.


Fonte: Mapa. 31 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja