• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima deve favorecer desenvolvimento de grãos nos EUA, diz Somar


Terça-feira, 28 de maio de 2013 - 09h30

A safra de grãos dos Estados Unidos não começou bem, já que as chuvas e as baixas temperaturas atrapalharam o plantio de milho e também de soja no Meio-Oeste do país. Mas, passado esses problemas iniciais, as condições climáticas do verão devem ser favoráveis ao bom desenvolvimento das lavouras, de acordo com boletim divulgado hoje pela Somar Meteorologia.


Segundo a empresa de meteorologia, em 2013, a condição climática é de neutralidade - ou seja, sem a atuação de El Niño ou La Niña -, e isso faz com que os volumes de chuva e as temperaturas fiquem mais próximos do normal para esta época do ano.


"Porém, como é típico do verão americano, o volume mensal de chuvas é menor e não se pode descartar totalmente o risco da ocorrência de estiagens regionalizadas, principalmente nas áreas produtoras mais a oeste", alertou o climatologista da Somar, Paulo Etchichury.


Outro fator que se deve levar em consideração em função do atraso do plantio de soja e milho é a fase final das lavouras, que geralmente é a mais crítica. "Este ano, a safra dos Estados Unidos dependerá das condições do mês de agosto e do início de setembro, que marcam o final do verão, aumentando o risco de frio e geadas nas áreas produtoras localizadas mais ao norte", disse a Somar, no boletim.


Fonte: Valor Econômico. 27 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja