• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Santa Catarina terá um laboratório para estudos de biogás


Terça-feira, 28 de maio de 2013 - 09h24

A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será a responsável pela operação do primeiro Laboratório de Estudos em Biogás de Santa Catarina.


A estrutura fará parte do Laboratório de Análises Físico-Químicas da Embrapa Suínos e Aves, que fica em Concórdia, no Oeste catarinense. A inauguração ocorreu na segunda, 27/5.


O Laboratório de Estudos em Biogás é resultado de um convênio com a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGAS), que auxiliou com recursos financeiros, o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ), que forneceram tecnologia e treinamento para os técnicos da Embrapa Suínos e Aves na cidade alemã de Leipzig. Também apoiou a ideia a BGT Energie, que desenvolve projetos de usinas de gás e energia.


A Embrapa Suínos e Aves pesquisa a geração de biogás há mais de 30 anos. Desde 2000, essa alternativa de tratamento dos resíduos da produção agrícola voltou a ser procurada especialmente por suinocultores e, desde então, a Embrapa desenvolveu várias pesquisas sobre o tema.


Agora, espera ganhar mais condições para fazer análises físico-químicas de resíduos orgânicos (incluindo os de suínos), avaliando a qualidade e o potencial de geração de biogás, que vem da decomposição desses substratos.


Segundo o chefe geral da empresa, a expectativa é aumentar a capacidade e participar de iniciativas que aproveitam resíduos.


Vamos colocar o laboratório à disposição de órgãos públicos e empresas privadas que pretendem desenvolver ações neste sentido. "Nossa intenção é assinar acordos de cooperação técnica que nos permitam avançar em nossas pesquisas e, ao mesmo tempo, oferecer serviços importantes às cadeias produtivas com as quais atuamos", disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.


Fonte: Canal Rural. 27 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja