• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Participação argentina no mercado externo de carne diminui ainda mais


Segunda-feira, 27 de maio de 2013 - 08h43

Os argentinos diminuem cada vez mais a participação nas exportações de carne bovina no mercado mundial.


Após liderar esse mercado mundial há algumas décadas, os vizinhos já não estão mais entre os dez principais exportadores do mundo.


Os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura da Argentina referentes ao primeiro quadrimestre deste ano confirmam esse cenário complicado vivido pelos pecuaristas do país.


As exportações de carne fresca bovina, que chegaram a 405,00 mil toneladas em 2005 e recuaram para apenas 88,0 mil toneladas no ano passado, não estão reagindo.


Nos quatro primeiros meses deste ano, as vendas externas acumuladas repetem o baixo patamar de igual período do ano passado, ao somarem 32,50 mil toneladas.


Antes campeões de exportações de carne entre os países da América do Sul, os argentinos já vendem menos do que o Paraguai.


Considerando as exportações totais do setor bovino, incluindo carnes, leite e derivados, as vendas externas recuaram para 223,00 mil toneladas neste ano, 12,0% menos do que em 2012.


Assim como ocorre com a carne, o setor de leite também não vai bem. As vendas externas deste ano somam 59,0 mil toneladas, 31,0% menos do que em 2012.


Além de uma redução no volume da carne que os argentinos têm para oferecer ao mercado externo, eles perderam dois dos principais parceiros nos últimos anos.


Rússia e Venezuela compraram 47,0% do produto vendido pela Argentina em 2009. Neste ano, são apenas 14,0%.


O Brasil está na lista dos principais importadores de queijo e de leite do vizinho.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 24 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja