• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Apesar de problemas, porto resiste à supersafra


Quarta-feira, 22 de maio de 2013 - 09h02

Apesar dos problemas, os portos estão resistindo à pressão da supersafra brasileira.


Os novos números de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento indicam que a saída de soja em grãos caminha realmente para um volume superior a 9,0 milhões de toneladas neste mês, um recorde mensal.


O açúcar, outro produto com bom volume em trânsito pelos portos, deverá atingir 1,7 milhão de toneladas, 4,0% mais do que em abril.


O controle de fluxo de caminhões adotado pelo porto de Santos, com base na capacidade diária dos terminais - Paranaguá já adotava esse sistema -, reduziu as filas.


Isso demonstra que uma gestão integrada de toda a cadeia pode aliviar o sistema, o que não elimina, no entanto, as deficiências do setor.


A pressão nos portos vem também de celulose, cujo volume de embarque deste mês supera em 9,0% o do mês anterior. No mesmo período, as saídas de fumo em folha aumentam 77,0%, enquanto as de couro crescem 9,0%.


Milho e algodão, com preços externos menos rentáveis, perdem o ritmo das exportações e cedem espaço para os demais produtos.


As carnes in natura também melhoram o desempenho. A saída de frango, se mantido o ritmo, atingirá 323,0 mil toneladas neste mês, rendendo US$704,00 milhões.


O melhor desempenho entre as carnes fica para a suína que, após a forte desaceleração de abril, volta a atingir 40 mil toneladas neste mês e receitas próximas a US$110,00 milhões.


Se confirmados esses números, o volume crescerá 38,0% neste mês, em relação a abril, e as receitas subirão 26,0% no período. As exportações de carne bovina ficam estáveis em 95,0 mil toneladas.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 21 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja