• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rússia suspende importações de unidades da Marfrig e da Minerva


Quarta-feira, 22 de maio de 2013 - 09h00

O serviço sanitário russo, o Rosselkhoznadzor, suspendeu temporariamente na última sexta-feira (17/5) as importações de duas unidades de abate de bovinos do país: uma da Minerva Foods, em Palmeiras de Goiás (GO), e outra da Marfrig, em Mineiros (GO). O órgão também suspendeu as importações da unidade de carne de frango da Seara Brasil em Itapiranga (SC). A Seara é controlada pela Marfrig.


Em comunicado publicado em seu site, o serviço sanitário russo informa que a suspensão é uma resposta à detecção da bactéria Listeria em lotes de carne comprados pela Rússia das três unidades.  O órgão diz que a restrição temporária dos frigoríficos de carne bovina da Marfrig e da Minerva acontece devido às "repetidas não conformidades" encontradas. O serviço sanitário da Rússia informou, ainda, que vai reforçar a monitoramento da unidade da Seara.


Outro lado - Marfrig


A Marfrig Alimentos informou, em comunicado, que não foi notificada, até o momento, sobre a suspensão das importações de duas de suas unidades pela Rússia.


Segundo a empresa, caso a suspensão seja confirmada, "as exportações para a Rússia continuarão a ser realizadas através das demais unidades produtoras das divisões Seara e Marfrig Beef no Brasil, não impactando os volumes vendidos para aquele destino".


A empresa destacou, no comunicado, sua estratégia de diversificação geográfica e de proteínas, "o que permite transpor eventuais barreiras comerciais e sanitárias através do redirecionamento da produção entre unidades, regiões ou países, sem afetar seu nível de produção".


Segundo a Marfrig, no primeiro trimestre de 2013, as vendas para o mercado russo representaram 1,7% da receita consolidada da companhia.


Outro lado - Minerva


A Minerva Foods confirmou a suspensão russa e informou que outras unidades da companhia continuam habilitadas a exportar para o país.


A empresa informou ainda estar "adequando as demandas russas" para tais unidades, com o objetivo de anular o efeito da suspensão decidida pelo serviço sanitário russo.


Fonte: Valor Econômico. Por Luiz Henrique Mendes. 21 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja