• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores acreditam que fraude do leite deve gerar mudanças no mercado


Sexta-feira, 17 de maio de 2013 - 08h50

Produtores de leite que compareceram à abertura da 36ª Expoleite, que aconteceu na quarta, dia 15, em Porto Alegre, acreditam que o mercado de laticínios deve enfrentar mudanças depois do escândalo da fraude nos produtos no estado, que veio à tona há uma semana. Para os representantes do setor, as irregularidades devem servir de exemplo para as atividades leiteiras no futuro.  


No dia 8/5, a Operação Leite Compensado, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, apurou que cinco companhias de transporte de leite adulteravam o produto, adicionando água e ureia, para aumentar o lucro. Até o momento, sete pessoas foram presas e sete marcas tiveram lotes retirados do mercado.


O produtor rural Itamar Tang é sócio de uma tradicional empresa de laticínios da Serra Gaúcha. Ele lamenta o fato de uma parte da cadeia ignorar a ética e as regras estabelecidas em lei para o trabalho com alimentos.


- Acho lamentável isso ter acontecido, porque a gente trabalha tanto, zela tanto pela qualidade do produto, porque é um direito do consumidor que isso aconteça. Quando se trabalha com qualidade, eu creio que essa qualidade tem um custo - ressaltou Tang.


Há oito anos, o técnico agropecuário Nacir Penz presta assessoria a 12 propriedades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para ele, com o escândalo das fraudes, os maiores prejudicados são os produtores que trabalham honestamente.


- Nós temos só aqui no Estado 120 mil pessoas produzindo. A maioria está tendo prejuízo, seja imediato, de médio, longo prazo. São prejuízos que vão desde o preço à diminuição do consumo e à desconfiança do consumidor - afirmou Penz.


Ele acredita no resultado das investigações e no trabalho de fiscalização das autoridades para um controle mais efetivo do leite, mas alerta que o consumidor também tem seu papel e pode ajudar a minimizar o problema.


- [O consumidor] tem que tentar imaginar que o leite tem um custo e não pode ser tão barato quanto ele gostaria de comprar.


Para a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul, as irregularidades não devem atrapalhar os negócios na feira e tampouco impactar o mercado do setor leiteiro no Estado.


- Eu acho que isso aí, no fim, foi um problema grave, mas que serviu pra dar uma alinhada na atividade - concluiu o superintendente técnico da Gadolando, José Luiz Rigon.


Fonte: Rural BR. 15 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja