• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sial Xangai 2013: Negócios realizados no pavilhão brasileiro podem chegar a US$15,00 milhões


Terça-feira, 14 de maio de 2013 - 08h45

A participação brasileira no Salão Internacional de Alimentação de Xangai (SIAL), a maior feira do setor da China, foi um sucesso, como apontou o diretor de Promoção Internacional do Ministério da Agricutura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcelo Junqueira. Esta é a terceira participação brasileira na feira. Em três dias de exibição, de 7 a 9 de maio, o Brasil apresentou diversos produtos agropecuários processados, como vinhos, própolis, cafés gourmet e carnes.


"Ainda não temos números consolidados, mas os negócios podem chegar a US$15,00 milhões, apenas na feira", afirmou Junqueira.


Esta foi a maior participação brasileira na Sial Xangai, quando o país ocupou um pavilhão de 336m2. A promoção foi do MAPA e do Ministério das Relações Exteriores. No total, foram mais de 90 países expositores, 47 dos quais com pavilhões próprios, como foi o caso do Brasil. O objetivo é conquistar, na China, mais espaço para produtos de valor agregado, ampliando a pauta de exportações, hoje muito concentradas em commodities.


E os esforços têm um por quê: a crescente classe média chinesa. Com mais dinheiro no bolso, há mais espaço para gastos com alimentos e bebidas. Outro tema que também garante vantagem ao produto brasileiro é a qualidade dos produtos verde-amarelos, além da capacidade que o país tem de abastecer o gigante asiático. Pequim vive às voltas com questões envolvendo segurança alimentar.


"O produto brasileiro é competitivo em vários segmentos, como o de carnes, em que somos os primeiros exportadores de bovinos e o terceiro de frango", exemplificou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do MAPA, Célio Porto.


"Queremos investir em marcas. Este é um dos principais objetivos agora", disse durante a Sial o ministro Rubens Gama, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do MRE, que também acompanhou a abertura da feira.


Hoje, a participação de marcas brasileiras de alimentos e bebidas brasileiras na China ainda é tímida. Há experiências recentes com carnes, vinhos, mel e café.


Fonte: Mapa. Assessoria de Comunicação Social do Mapa. 13 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja