• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Embrapa Pecuária Sudeste pesquisa sabor e aroma da carne bovina


Quarta-feira, 8 de maio de 2013 - 09h00

No momento de escolher a carne, o consumidor presta bastante atenção aos aspectos sensoriais, como aparência, aroma, sabor e textura (maciez e suculência). A Embrapa Pecuária Sudeste tem feito estudos sobre esses aspectos em seu laboratório de análise de carnes.


Uma das pesquisas em início este ano pretende investigar o que pode influenciar no sabor e no aroma da carne bovina. Financiado pelo CNPq, o projeto tem duração até 2015 e coordenação da pesquisadora Renata Tieko Nassu. Serão analisadas amostras de carne de animais criados a pasto e em confinamento, de touros Angus e Limousin cruzados com vacas Angus/Nelore e Simental/Nelore.


De acordo com Renata, já se sabe que fatores como raça, dieta, maturação, modo de preparo e localização do corte no corpo do animal têm influência nos aspectos sensoriais da carne. Os bovinos de algumas raças têm a carne mais dura. Quando se cozinha demais uma carne, a tendência é perdez maciez e a suculência.


No laboratório, as amostras serão cozidas e levadas a um aparelho chamado cromatógrafo, para separar os compostos voláteis existentes na carne, tais como aldeídos, cetonas, éteres, álcoois e compostos de degradação de lipídios.


Numa segunda etapa da pesquisa, esses dados serão combinados com as informações obtidas nos testes de aceitação do consumidor e painéis treinados, em que voluntários relatam suas impressões sobre aparência, aroma, sabor e textura das amostras.


O projeto também se relaciona com os estudos da Embrapa para encontrar os genes relacionados a carne mais macia e saborosa.


Segundo a pesquisadora, este tipo de estudo é importante para toda a cadeia. Sabendo que alimentos ingeridos pelo animal deixam a carne mais nutritiva, por exemplo, o pecuarista pode modificar a dieta. Se o objetivo de determinado frigorífico é vender carne para mercados mais exigentes, e estiver provado que o bovino criado a pasto tem carne mais saborosa, a indústria saberá de quem comprar os animais.


"Já é uma realidade que cargas de carne exportada pelo Brasil sejam recusadas por ter sabor e aroma estranhos. Por isso, é fundamental ter as ferramentas para produzir com mais qualidade", afirma Renata.


Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste. 7 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja