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Scot Consultoria

Preço do etanol cai na usina, mas continua alto para consumidor final


Terça-feira, 7 de maio de 2013 - 08h34

Por conta da moagem acelerada de cana-de-açúcar no Centro-Sul, os preços do etanol no mercado interno recuaram pela segunda semana consecutiva. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado (que abastece diretamente os veículos) ficou em R$1,1255 por litro na semana encerrada na última sexta-feira (3/5), na usina em São Paulo. O valor, 4,5% mais alto do que na semana anterior, não considera frete e nem impostos.


O indicador Cepea/Esalq para o anidro, que é misturado à gasolina, também recuou para R$1,3274 por litro, 3,3% abaixo dos R$1,3721 registrado na semana passada.


Apesar dos últimos 15 dias de recuo no preço, o etanol vinha subindo na usina em São Paulo, devido das primeiras duas semanas de abril que atrapalharam a moagem de cana. Com isso, os preços ao consumidor também subiram de forma que, há duas semanas, abastecer com etanol deixou de ser vantajoso aos carros flex-fuel no estado de São Paulo. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), na semana entre 28/4 e 4/5, o litro do etanol nos postos de combustíveis do estado passou a equivaler, em média, a 71,0% do preço da gasolina. Para ser considerada vantajosa essa relação tem que ser menor que 70,0%.


Assim, abastecer com o biocombustível só é vantajoso do ponto de vista econômico no estado de Mato Grosso, onde o litro equivale a 65,0% do preço da gasolina. Em Goiás, essa relação atingiu o ponto de indiferença ao consumidor, ou seja, o preço do litro do etanol passou a equivaler 70,0% do preço do litro do combustível fóssil. 


Para estimular o consumo do biocombustível, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) retomou hoje a campanha na mídia "Coloca Etanol, o Combustível Completão", que tem o autor Lucio Mauro Filho, como protagonista. A campanha será veiculada nas principais emissoras de TV aberta e a cabo e em cinemas, além de rádios. A campanha ressalta os impactos positivos do etanol para a economia e para o ambiente e incentiva a escolha do biocombustível por proprietários de veículos flex-fuel, que já representam 57,0% de todos os veículos leves que circulam pelo país.


Fonte: Valor Econômico. Por Fabiana Batista. 6 de maio de 2013.



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