• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Diante de desafios, o gado zebu deve continuar sendo o esteio da pecuária brasileira


Terça-feira, 30 de abril de 2013 - 17h10

A ABCZ - em parceria com o BeefPoint e a Scot Consultoria - promoverá, no dia 8 de maio, a 2ª edição do Fórum Zebu de Ponta a Ponta, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na cadeia produtiva da carne e do leite.


Para conhecer melhor os palestrantes do evento, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com Alcides Torres.


Alcides é engenheiro agrônomo e diretor da Scot Consultoria. A Scot Consultoria é uma empresa dedicada à informação e ao conhecimento do mercado agropecuário e produz materiais para o agronegócio brasileiro.


BeefPoint: Quais são os 3 pontos principais da sua palestra nesse evento?


Alcides Torres: Na palestra abordaremos aspectos ligados à agregação de valor à carne bovina, falaremos sobre o mercado pecuário e teceremos considerações sobre as perspectivas de curto e médio prazo.

BeefPoint: O que você considera de mais importante para levar adiante esse conceito "Zebu de Ponta a Ponta", onde a ABCZ trabalha para mostrar as vantagens e diferenciais do zebu como produtor de carne bovina?


Alcides Torres: O que considero importante é o conjunto de atitudes que compõem esse conceito, cujas ações englobam o conhecimento do mercado pecuário, a produção da carne bovina de zebu e suas particularidades, ênfase nos benefícios à saúde humana da carne de zebu, da culinária, através do zebu na cozinha e outras tantas ações de promoção da carne bovina proveniente do boi zebu.

BeefPoint: Qual sugestão você daria para a ABCZ tornar esse trabalho ainda mais relevante e impactante?


Alcides Torres: Como a preferência nacional é o gado zebu, que praticamente se vende sozinho, sugiro perseverança na iniciativa, pois o conjunto de ideias é muito bom.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte que usam genética zebuína?


Alcides Torres: Bem, o Brasil é o que é na pecuária de corte nacional e internacional por causa do gado zebu. Meu recado é que diante das grandes mudanças, ou desafios, pelas quais certamente a pecuária deverá passar, o gado zebu seja tratado de tal forma que continue sendo o esteio da pecuária brasileira e, por tabela, do mercado de carne bovina global.

BeefPoint: Qual seu recado para frigoríficos em relação ao uso de zebu como produtor de carne bovina?


Alcides Torres: Diria que a sorte é companheira dos frigoríficos brasileiros, por terem na pecuária nacional um rebanho zebuíno comercial cujo tamanho permite a compra diária de boiadas cujo padrão permite atender a demanda interna e externa.


A homogeneização do rebanho brasileiro, tendo como base a raça zebu é a raiz do nosso posicionamento global de destaque. Meu recado é que tratem bem o produtor rural, o pecuarista, que zela por esse enorme rebanho com dedicação e profissionalismo.


Fonte: BeefPoint. 30 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja