• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço atrativo do arroz deve atrair argentino e uruguaio


Segunda-feira, 29 de abril de 2013 - 16h57

A safra de arroz caminha para o fim. A colheita já atinge 90,0% da área semeada. O cenário para os preços é bom.


Em 2013, não está havendo a tradicional queda de início de ano, o que normalmente ocorre devido ao excesso de oferta. Pesquisa da Folha indica que a saca varia de R$30,00 a R$31,50 no Sul do país, dependendo da região.


Apesar desses preços bons, Claudio Pereira, presidente do Irga (Instituto Rio-Grandense do Arroz), diz que há algumas preocupações.


Esse preço atrativo do mercado interno retira a competitividade do arroz brasileiro no mercado externo.


Com isso, a estimativa de exportação de 1,20 milhão de toneladas de arroz nesta safra foi reavaliada. "Será muito bom se conseguirmos 800 mil", diz ele.


Outra preocupação é que o preço interno fica atraente para argentinos e uruguaios, que devem elevar as vendas para o mercado brasileiro.


Os produtores brasileiros, capitalizados, estão participando pouco do mercado, uma vez que muitos deles também plantaram soja, produto com maior rentabilidade e que está sendo comercializado neste período.


A entrada de arroz do Mercosul no mercado brasileiro e o adiamento das vendas pelos produtores nacionais poderão derrubar os preços no segundo semestre, segundo Pereira.


Além disso, a manutenção desses preços com remuneração e o clima favorável poderão elevar a área da próxima safra. Isso preocupa porque pode derrubar os preços, afirma o presidente do Irga. Ele recomenda o plantio de parte da área com outras culturas, como a soja.


A safra deste ano fica entre 7,8 milhões e 7,9 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. A produtividade é de 7,50 toneladas por hectare.


O mercado externo está com queda de preços neste período do ano, devido à presença menor da China.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 27 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja