• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Frete do milho sobe 20,0% entre fevereiro e março, diz estudo


Segunda-feira, 29 de abril de 2013 - 08h50

O transporte de milho subiu até 20,0% em março, na comparação com o mês anterior, devido a necessidade dos produtores em escoar o grão para dar espaço nos silos à soja, diz estudo divulgado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-LOG), da Universidade de São Paulo (USP). 


Conforme a pesquisa, 13% das rotas analisadas tiveram incremento de preço na faixa de 15,0% a 20,0% e, em 25,0% dos trajetos houve acréscimo entre 0,1% e 5%.


"O cenário que pressionou o preço do transporte rodoviário para o milho incluiu a necessidade de escoar o cereal colhido na safrinha 2011/2012 e na safra 2012/2013, a fim de liberar espaços nos silos e armazéns para a estocagem da soja; forte demanda doméstica pelo produto, originada no consumo dos setores de avicultura e suinocultura; e aumento das exportações", diz o documento.


Sobre a soja, a faixa de maior inflação no mercado de fretes nacional concentrou-se em 20,0% das rotas analisadas pelo Esalq-LOG, que tiveram preços reajustados entre 0,1% e 5,0% e, 9,0% dos transportadores aumentaram a cobrança entre 5,0% e 10,0%.


"A demanda por transporte da própria colheita da soja pulverizou a frota e resultou na escassez de veículos. As condições das rodovias e dos acessos aos terminais portuários também foram fatores limitantes na precificação do frete", diz o estudo.


Tanto para o milho como para a soja, a expectativa é que novos reajustes aconteçam. O cenário que pressionará os preços do frete engloba o avanço da colheita, a lei 12.619, que regulariza o trabalho dos caminhoneiros, e o aumento do valor do combustível.


Fonte: Valor Econômico. Por Fernanda Pressinott. 26 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja