• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministério autoriza reconstituição de leite em pó no Nordeste


Quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 08h44

A produção de leite UHT (longa vida) e pasteurizado a partir da reconstituição do leite em pó foi autorizada por três anos nos estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Bahia. A medida do Ministério da Agricultura foi publicada hoje no Diário Oficial da União e visa auxiliar nos índices de produtividade dos estados, após a forte seca ter reduzido a produção leiteira e matado muitos animais.


A reconstituição é a adição de água potável ao leite em pó para torná-lo fluído e com as mesmas características dos produtos já conhecidos pelo consumidor (como o leite UHT). Somente estabelecimentos sob Inspeção Federal nos Estados nordestinos estão autorizados temporariamente pelo ministério a esse tipo de produção, limitada a 35,0% da capacidade produtiva de cada fábrica.


Por lei, as empresas não podem utilizar o processo de reconstituição para produzir leite longa vida ou pasteurizado, apenas em casos emergenciais. "A situação que tem afetado milhões de nordestinos levou o Ministério da Agricultura a agir rapidamente. O objetivo é evitar prejuízos às economias locais e afastar a possibilidade de ocorrerem desabastecimentos para a população", explicou o ministro da agricultura, Antônio Andrade.


Ainda de acordo com Andrade, as vistorias nas fábricas de produtos lácteos seguirão os mesmos padrões já adotados pela fiscalização federal.


Fonte: Valor Econômico. Por Fernanda Pressinott. 24 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja