• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Melhores condições na oferta de alimentos vão controlar a inflação


Quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 08h40

Condições mais favoráveis de oferta de alimentos vão ajudar na desaceleração da inflação ao longo de 2013, fazendo com que a taxa do ano apresente resultado inferior ao registrado em 2012, como projeta o mercado, diz o Ministério da Fazenda, em seu 18º boletim "Economia em Perspectiva", divulgado na quarta-feira (24/4).


"Esta dinâmica [dos alimentos] deverá se aprofundar nos próximos meses". No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) fechou em 5,8%. "A alta registrada no ano foi influenciada por choques de oferta em alimentos in natura e de aumento em derivados das commodities agrícolas" por causa de variações climáticas nos Estados Unidos e no Brasil, lembrou o Ministério da Fazenda. "A safra de grãos promete ser recorde em 2013, contribuindo para a moderação nos preços, o que já se observa no atacado", diz o documento.


O boletim destaca que a inflação está dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) desde 2004. Para 2013, o centro da meta é de 4,5% e o teto é 6,5%. "Os desvios do centro da meta ocorridos nos anos recentes refletem, primordialmente, choques de oferta que afetam a economia como, por exemplo, intempéries climáticas."


Fonte: Valor Econômico. Por Thiago Resende e Edna Simão. 24 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja