• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima seco começa a preocupar produtores com a safrinha no centro-oeste


Quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 08h39

Os produtores de Mato Grosso e Goiás começam a se preocupar com o clima seco e a falta de chuvas por conta do desenvolvimento da safrinha. Segundo Celso de Oliveira, da Somar Meteorologia, enquanto no restante do país a situação é favorável para as culturas que estão em colheita, para a safra de inverno, que é mais arriscada, a falta de chuvas completou 12 dias na quarta-feira (23/4) nos estados do centro-oeste. "Ainda não é uma situação crítica, mas o produtor já começa a ficar preocupado porque, se persistir, como tende a ser em Goiás, fica arriscado", explica Oliveira.


Não há previsões de chuvas para o estado até, pelo menos, o dia 3 de maio. Já em Mato Grosso, deve chover pouco ainda esta semana, dando trégua no sábado e domingo, e retomando as chuvas a partir da segunda-feira (29/4).


A partir do domingo, deve voltar a chover também no Rio Grande do Sul, após quase 15 dias sem chuvas. A frente fria que se desloca pelo estado deve estacionar no centro-sul do país. "Aí teremos um período de chuvas prolongadas no sul e partes do sudeste e centro-oeste. Mas as chuvas serão mais intensas entre o Rio Grande do Sul e Santa Cartarina. Já no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, tendência de chuvas mais leves", afirma.


Com o andamento da colheita de cana-de-açúcar no centro-sul do país, é possível que as chuvas interrompam parte dos trabalhos das usinas no Paraná e Mato Grosso do Sul.


Também tem início, a partir de maio, a colheita do café. No entanto, de acordo com o meteorologista, ainda não há motivos para preocupação com relação à interferência do clima nos trabalhos dos cafeicultores.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 24 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja