• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tempo seco favorece embarques de soja no porto de Paranaguá


Quarta-feira, 24 de abril de 2013 - 08h52

Os embarques de soja no Porto de Paranaguá, que junto com Santos lidera o escoamento de produtos agrícolas do Brasil, têm sido favorecido em abril por um clima mais seco que nos primeiros meses do ano.


O porto do litoral paranaense ficou fechado devido a chuvas por 79 horas somadas, ou pouco mais de 3 dias, ao longo das primeiras três semanas de abril, na comparação com quase 13 dias em março, de acordo com dados fornecidos pela administração do porto nesta terça-feira (23/4).


"O mês de abril está dentro de uma normalidade. As chuvas de março não foram nada boas para nós", disse o diretor técnico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Paulinho Dalmaz. "A gente tem uma esperança que agora firme."


Os porões dos navios não podem ser abertos em caso de precipitação, para não elevar a umidade da carga.


O porto de Paranaguá tem três berços de atracação no chamado Corredor de Exportação, voltado para grãos e operado pelo poder público, e outros dois berços privados que movimentam granéis sólidos que podem incluir também açúcar.


Segundo Dalmaz, na segunda-feira (23/4), quando as operações ficaram paradas apenas por 35 minutos, foram carregadas 80 mil toneladas de soja, uma média considerada boa pela administração.


"Nos dias em que não chove temos que explorar o máximo possível (a capacidade instalada)", disse.


Os embarques de soja do Brasil em abril, somando-se todos os portos, já é o maior desde junho do ano passado, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na segunda-feira (22/4).


Fonte: Reuters Brasil. Por Gustavo Bonato. 23 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja