• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Termina, sem anúncios, reunião de Dilma com setor sucroalcooleiro


Terça-feira, 23 de abril de 2013 - 08h52

A presidente Dilma Rousseff recebeu na segunda-feira (22/4) representantes do setor sucroalcooleiro no Palácio do Planalto, logo após breve reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A expectativa era a de que o governo anunciasse em seguida incentivos para o setor, que tem enfrentado dificuldades, segundo reconhecimento da própria presidente Dilma, que prometeu dar "importância estratégica" ao etanol.


Ao final da reunião, contudo, os representantes do setor deixaram o Palácio do Planalto sem falar com a imprensa e não houve manifestações oficiais, por parte do governo, sobre o encontro, que contou também com a participação de Mantega.  Um assessor da equipe econômica disse apenas que a criação de linhas de financiamento ao setor estaria entre as medidas em discussão.


Reportagem publicada pelo Valor na segunda-feira (22/4) informa que o governo está fechando os últimos detalhes para reduzir a incidência de PIS/Cofins sobre a matéria-prima da indústria petroquímica, assim como criar dois regimes especiais de tributação para estimular o aumento dos investimentos no setor. O motivo é a preocupação com o elevado custo da produção e com a invasão dos produtos importados.


Na avaliação do governo, é preciso dar condições para que esse segmento amplie os investimentos e aumente a produção para atender ao mercado interno, que tem optado pelo produto importado. No caso da diminuição da incidência de PIS/Cofins, ela deve contemplar, por exemplo, etanol, nafta, gás liquefeito de petróleo (GLP), propano e hidrocarboneto leve de refinaria.


Fonte: Valor Econômico. Por Edna Simão e Bruno Peres. 22 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja