• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Regiões brasileiras produtoras de café devem ter maior volume de chuva


Sexta-feira, 19 de abril de 2013 - 08h50

O clima deve continuar seco e com temperatura amena nas principais regiões produtoras de café do Brasil, pelo menos até o fim do mês. No entanto, a passagem de uma frente fria deve trazer chuvas para as áreas produtoras na virada para o mês de maio. Apesar disso, o tempo mantém-se favorável ao desenvolvimento das lavouras de arábica, cuja colheita deve começar nas próximas semanas.


De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o comportamento do clima neste mês pode ser considerado um retrato do que os cafeicultores devem esperar para o restante do outono e em parte do inverno. "Não devemos ter períodos secos prolongados", que é a característica dessas estações, principalmente no Sudeste, onde se concentra a produção de café.


A maior frequência de chuvas em relação à média histórica "vai elevar a umidade do solo, o que garante uma melhor proteção dos cafezais contra geadas", acrescenta Oliveira. Em contrapartida, dependendo da qualidade das chuvas (principalmente no que se refere à duração), "os grãos de café podem ser prejudicados por causa da fermentação", diz. Segundo ele, é possível prever a qualidade da chuva com precisão somente com quase 7 dias de antecedência.


Ele informa, ainda, que a expectativa é de neutralidade na temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial (nem muito quente, mas também não muito fria) entre o outono e o inverno, o que impedirá a ocorrência de fenômenos climáticos, como La Niña ou El Niño. Segundo ele, essa neutralidade favorece a entrada de ondas de frio do polo sul pelo continente.


As águas do Oceano Atlântico, por sua vez, são uma incógnita. "A temperatura da água (do oceano) muda rapidamente", comenta Oliveira. "Oceano (Atlântico) muito quente tende a segurar o avanço de ondas de frio", diz, salientando que essa condição vai exigir um monitoramento mais rigoroso do clima no período.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 17 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja