• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo lançará opções para aquisição de milho em MT


Quarta-feira, 17 de abril de 2013 - 08h54

O governo federal deverá lançar até o fim deste mês contratos de opção para a aquisição entre 3,0 e 4,0 milhões de toneladas de milho produzido em Mato Grosso. Os detalhes da medida ainda serão discutidos no Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep), responsável pela definição das condições para a aquisição e a liberação de estoques públicos de alimentos. O setor privado, porém, cobra mais agilidade do governo.


Um membro do Ciep informou ao Valor que ainda não foi estabelecido o volume exato que será comprado por meio do instrumento nem o preço que será fixado para a operação, mas adiantou que essas definições ficarão próximas do que pedem os agricultores (4,0 milhões de toneladas de milho a um preço de R$17,60 a saca de 60 quilos).


No setor privado, existe um crescente temor quanto ao futuro dos preços do cereal em Mato Grosso, que já estão em queda. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deverá produzir 17,3 milhões de toneladas do produto neste ciclo 2012/2013, 11,0% mais que no ciclo passado. Desse total, 16,8 milhões de toneladas estão previstas para a segunda safra, cuja colheita está em andamento.


"É preciso lançar mão de contrato de opções para recompor os estoques públicos e incentivar a continuidade da produção", disse o presidente da associação que representa os produtores de soja e milho de Mato Grosso (Aprosoja - MT), Carlos Fávaro.


O presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, reforçou que a maior preocupação está em Mato Grosso, em decorrência da grande produção prevista para o estado pela segunda temporada consecutiva. "O milho não vai cair tanto no mercado nacional, mas em Mato Grosso, sim. Isso se deve ao custo de transporte (do grão)", afirmou Paolinelli, que é ex-ministro da Agricultura.


Fonte: Valor Econômico. Por Gerson Freitas Jr. 1 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja