• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Referência no cultivo, Goianápolis dá lugar à soja


Segunda-feira, 15 de abril de 2013 - 08h46

Goianápolis, cidade a 48 quilômetros de Goiânia, bem que poderia se chamar "Tomatolândia". Andar pela cidade é se sentir em um mundo feito de tomate. Muros vermelhos e referência ao fruto estão espalhados por toda a cidade, nos prédios e comércios. Quem entra na cidade logo se depara com uma pequena indústria de extrato de tomate ou com o supermercado "Tomatão".


Todas essas homenagens mostram a ligação dos goianapolinos com o tomate. Contudo, as pequenas ruas de paralelepípedos e casas pequenas ao redor da principal avenida da cidade escondem um movimento que parece não ter volta. A cidade está sendo tomada pela soja.


Berço do cantor sertanejo Leonardo, que chegou a trabalhar no cultivo do vegetal, a cidade perdeu o posto de maior produtor de Goiás para Cristalina. Apenas nos últimos três anos, o município perdeu mais da metade de sua área cultivada com o tomate. A colheita, que em 2005 passou de 6,0 mil toneladas, caiu a apenas 3,6 mil toneladas no ano passado, de acordo com os dados do IBGE.


Enquanto o tomate debandou-se, a produção de soja explodiu na região. Em 2005, Goianápolis produziu apenas 630 toneladas da commodity. Seis anos mais tarde, a produção havia praticamente quintuplicado. Os dados de 2012 da cidade ainda não foram disponíveis.


O movimento de abandono do tomate por outras culturas é creditado, pelos próprios produtores, às dificuldades em seguir na atividade. "Além do clima, a mão de obra é um fator limitante. Para se trabalhar com tomate é preciso conhecer a cultura, e grande parte das pessoas que sabe trabalhar migrou para outras regiões", disse Balduino.


Atualmente, é possível encontrar no município plantações de milho, soja, eucalipto e morango. Goianápolis, que um dia se orgulhou de ser um grande produtor, hoje é um ponto pequeno no mapa da produção brasileira de tomates.


Fonte: Valor Econômico. Pela Redação. 12 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja