• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo libera uso de defensivo sem registro no país


Quinta-feira, 11 de abril de 2013 - 08h31

Mesmo com dois pareceres técnicos contrários, o Ministério da Agricultura (MAPA) liberou o uso de um defensivo não registrado no país para combater emergencialmente uma praga nas lavouras de algodão e soja. A decisão, publicada na segunda-feira (8/4) no Diário Oficial, permite o uso de defensivos agrícolas que tenham em sua composição o benzoato de emamectina, substância que, por ser considerada tóxica para o sistema neurológico, teve seu registro negado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 2007.


O uso de defensivo no país é norteado por pareceres do Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos (CTA), formado por membros dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente e da ANVISA - os dois últimos são encarregados de avaliar os riscos do uso de defensivo para o meio ambiente e a saúde pública. Em março, diante da praga da lagarta quarentenária A-1 Helicoverpa armigera em lavouras do oeste da Bahia, representantes do MAPA solicitaram uma reunião extraordinária do CTA para a liberação do benzoato. A proposta era que o produto fosse usado emergencialmente até a safra 2014/2015.


No primeiro encontro, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e da ANVISA foram contrários à liberação. De acordo com a ata da reunião, a maioria do grupo afirmava que os documentos apresentados não permitiam tal liberação. Diante da negativa, o MAPA solicitou uma nova reunião, realizada cinco dias depois. Nesse encontro, tanto a ANVISA quanto o IBAMA mantiveram sua posição: não havia elementos suficientes para que a liberação fosse realizada.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 10 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja