• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cade sugere arquivamento de suposto cartel de fertilizantes


Quinta-feira, 11 de abril de 2013 - 08h25

A Superintendência Geral do Cade recomendou o arquivamento de um processo administrativo contra a Bunge, a Yara Fertilizantes e a Mosaic Fertilizantes por suposta formação de cartel. O plenário do Cade, entretanto, ainda vai decidir se arquiva ou não o caso.


Em 2008, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados apresentou uma denúncia de possível alinhamento de preços entre as grandes indústrias de fertilizantes do país. No documento, destacou que o preço desse item subiu mais de 150,0% entre fevereiro de 2007 e abril de 2008.


A extinta Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça investigou o caso e ressaltou que havia um aumento da "vulnerabilidade brasileira às variações dos preços das matérias-primas dos fertilizantes no mercado internacional e às oscilações da taxa de câmbio". O Brasil importou quase 60,0% do fertilizante que consumiu em 2007, completou.


Argumentos das companhias acusadas de formação de cartel também foram nessa linha. "A agricultura brasileira é altamente dependente da importação de fertilizantes e de suas matérias-primas", ressaltou a Superintendência do órgão de defesa da concorrência, ao analisar o caso. Por fim, concluiu que "não há evidência que indiquem a formação de cartel" entre as empresas e, assim, sugeriu o arquivamento do processo. Essa posição foi publicada no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (10/4).


Fonte: Valor Econômico. Por Thiago Resende. 10 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja