• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Caos logístico no Brasil deve persistir


Quarta-feira, 10 de abril de 2013 - 08h36

O ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, afirmou na segunda-feira (8/4), que os problemas logísticos brasileiros devem persistir pelos próximos anos e que o Brasil pode esperar "mais caos" para a safra 2013/2014. Na avaliação de Rodrigues, nenhuma medida emergencial conseguiria reverter à falta de ferrovias e caminhões para escoar a safra até o porto. Medidas de gestão, no entanto, podem minimizar as filas de caminhões e navios.


- Não é possível caminhão ficar dois, três dias parado e navio ficar dois meses parado, não tem cabimento isso. É possível mexer na operação, regime de trabalho, desburocratização. Mas nada que vá dar um alento - diz o ex-ministro.


De acordo com Rodrigues, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta crescimento de 20,0% na produção mundial de alimentos, mas, para alcançar esse número, o Brasil precisaria avançar 40,0% na produção.


- Nós temos terra disponível, gente capaz e tecnologia. Esses fatores nos dão competitividade, mas há uma série de gargalos que precisam ser resolvidos - reforçou.


O ex-ministro disse, no entanto, que, com a legislação atual, apenas 15 milhões de hectares dos 89 milhões de hectares agricultáveis estão disponíveis aos produtores.


- É um crescimento de 20,0% sobre a área atual. Eu acho que tem de mudar a legislação. Eu defendo um código agroambiental. O código tem de ter água e solo, mais do que floresta. Mais importante que a floresta é a água. O solo é mais importante do que a água. Mas essa é uma conversa muito difícil - afirmou.


Rodrigues participou na segunda-feira (8/4), de evento do Espírito Santo Investment Bank, em São Paulo, sobre o momento atual e as perspectivas para o agronegócio, cujo tema foi "Onde estamos e para onde vamos?". A palestra discutiu as dificuldades para o escoamento da safra de grãos e os reflexos no mercado da soja.


Comércio bilateral


Durante o evento, Rodrigues pediu que o governo adote política de comércio bilateral.


- Fazemos tudo com o Mercosul, cujos interesses não são os mesmos que os nossos. O Brasil tem de eventualmente ir sozinho na negociação e depois trazer os outros países, ou fica impossível - afirmou.


Os embargos às carnes brasileiras também são considerados uma falha de negociação do Brasil com seus parceiros comerciais.


- Em geral, tem o lado comercial, que deve prevalecer, mas a gente comete erros São (erros) pontuais e de algumas empresas, mas como prevalece o comercial, usa-se a exceção como a regra - afirmou.


O ex-ministro afirmou que falta diálogo entre empresas e governo, para adequação às regras, mas também é preciso que o governo negocie quando as exigências não tiverem fundamento.


Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 8 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja