• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra recorde eleva comercialização de colheitadeiras em 55,0% neste ano


Quinta-feira, 4 de abril de 2013 - 08h33

A supersafra de soja deste ano, que tem a liderança de Mato Grosso, caminha para o final em algumas regiões do país, mas a indústria de máquinas agrícolas ainda mantém um bom volume de vendas no atacado.


A comercialização de tratores e colheitadeiras já atinge 17 mil unidades apenas nos três primeiros meses deste ano. Esse número de máquinas supera em 31% o de igual período do ano passado.


As indústrias do setor colocaram 14.481 tratores nas revendedoras de janeiro a março deste ano, 27,0% mais do que no mesmo período de 2012.


Já o ritmo de comercialização de colheitadeiras é ainda mais acelerado, atingindo 2.532 unidades no ano, 5,05% mais do que no anterior.


Como a maior parte da área semeada já foi colhida nesta safra de verão, o ritmo de vendas de colheitadeiras do mês passado não é tão intenso como foi no do final de 2012.


Os números das indústrias para esse período mostram, no entanto, forte evolução em relação aos de igual mês do ano passado. Foram comercializadas 795 unidades em março último, 61,0% mais do que em 2012.


O forte ritmo das vendas no setor de máquinas e implementos se deve ao bom momento financeiro vivido pelos produtores, devido aos preços internacionais dos grãos.


A necessidade de mais máquinas -provocada pela safra recorde de grãos, que deverá atingir um volume próximo a 180 milhões de toneladas- e a redução dos juros promovida pelo governo federal foram decisivos para esse aumento.


No ano passado foram comercializados 55,8 mil tratores e 6.286 colheitadeiras, segundo dados da Anfavea (associação do setor).


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 3 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja