• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Milho e soja mais baratos diminuem custos de produção de frangos e suínos em fevereiro


Terça-feira, 2 de abril de 2013 - 15h28

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos calculados pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento voltaram a cair em fevereiro. O ICPFrango/Embrapa teve queda de 8,3% no mês, enquanto o ICPSuíno/Embrapa diminuiu 3,5%, fechando respectivamente em 157,31 e 163,17 pontos.


A redução nos dois ICPs deve-se à variação nos preços dos insumos para as rações em fevereiro. No caso da produção de suínos, somente os gastos com nutrição diminuíram 5,1% (no ano, já chega a -10,5%). Nos dois primeiros meses de 2013, o ICPSuíno/Embrapa acumula queda de 9,1%.


Para os frangos de corte, a nutrição, responsável por 70,0% da composição do ICPFrango/Embrapa, apresentou queda de 8,7% em fevereiro, enquanto os pintos de um dia (que compõem 14,0% do ICP) tiveram alta de 1,0%. Em 2013, o ICPFrango acumula -11,3%.


"Essa redução nos custos totais está sendo favorecida pela colheita recorde de grãos na safra brasileira, conforme o anunciado no relatório de safras 2012/2013 da CONAB em dezembro de 2012. Esta grande safra deve possibilitar, durante o ano, a recuperação das atividades, que têm 75,0% dos custos finais compostos pela alimentação, no caso dos suínos, e de 70,0% no caso dos frangos de corte", diz o coordenador da CIAS, Jonas Irineu dos Santos Filho.


"Embora haja expectativas de redução mais acentuada nos preços de milho e menos acentuada nos preços do farelo de soja para os próximos meses, devemos salientar que os preços das instalações, dos equipamentos e dos valores praticados para a mão de obra sofrerão ajustes no mês de março", continua o pesquisador da Embrapa.


As informações completas, incluindo os custos de produção nos maiores estados produtores do país, estão no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias.


Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da CONAB. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 2 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja