• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cortes bovinos podem ser beneficiados por Zonas de Processamento de Exportação, diz assessor do Ministério


Quarta-feira, 27 de março de 2013 - 09h02

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas de livre comércio com o exterior e podem contribuir para agregação de valor para produção exportável, como, por exemplo, os cortes especiais de carne bovina. O argumento foi apresentado na segunda-feira (25/3), pelo assessor do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Gustavo Sabóia Fontenele e Silva, durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, em Brasília.


De acordo com o assessor do MDIC, 80,0% da comercialização dos produtos da ZPE devem ser destinadas ao exterior. Segundo ele, entre os principais benefícios para as indústrias se instalarem estão a suspensão de impostos, procedimentos administrativos simplificados e liberdade cambial. A instalação de um parque industrial, ainda segundo Fontenele e Silva, contribui para a modernização da indústria, atrai investimento estrangeiro, promove a difusão tecnológica, cria empregos e aumenta a competitividade das exportações do país.


Existem 24 zonas criadas e instaladas nas regiões menos desenvolvidas do país, objetivando reduzir desequilíbrios regionais. Entretanto, cinco estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Piauí e Ceará - estão se desenvolvendo mais rapidamente, explicou.


Plano Pecuário


Na reunião de segunda-feira (25/3), em Brasília, os representantes da cadeia da carne bovina pediram também que o próximo Plano Agrícola e Pecuário, a ser lançado em maio, traga novidades para o setor, como o empréstimo para confinamento e também um desconto de 10,0% sobre os juros para propriedades que estiverem em dia com a sanidade animal.


Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 25 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja